7 Dicas Infalíveis Para combater as Dores no Joelho

Se você faz pouco exercício ou exagera na carga deles, se tem problemas reumáticos ou musculares ou utiliza calçados não adequados, sinto informar mas você está no grupo de risco de pessoas que podem sofrer com dores nos joelhos e articulações  num futuro próximo, se é que você já não sente.

O joelho é uma das áreas mais debilitantes quando se fala em problemas e dores. Você fica impossibilitado de andar, as dores parecem irradiar por todo o corpo, a sensação de latejamento é constante, aos poucos a sua capacidade  de trabalhar e se divertir vai ficando mais limitada.

Quer se prevenir ou lutar contra esse problema? Não deixe de seguir essas 7 super dicas para combater as dores no joelho.

 

1 - Faça Exercícios

Sedentarismo é péssimo para todas as partes do seu corpo, traz inúmeros problemas e doenças, não seria diferente com suas articulações. Faça exercícios que fortaleçam essa área, pois ela suporta boa parte do nosso peso e impactos do dia-a-dia.

Porém, independente se você sofre ou não com dores nas articulações NUNCA comece um exercício sem o acompanhamento de um profissional de educação física e prescrições médicas. Atividades mal executadas podem trazer sérias consequências.

 

2 - Use Calçados Corretos

Cuidado com o uso excessivo de sapatos de salto alto, com baixo amortecimento, desconfortáveis, enfim, calçados que não sejam adequados. Dê preferência para tênis com amortecedores, eles ajudam a diminuir o impacto nas suas articulações, aliviando a tensão nos seus joelhos.

 

3 - Cuidado Com Seu Peso

Com exceção de pessoas com distúrbios hormonais, nosso corpo nasce com as proporções definidas de tamanho e peso que ele suportará adequadamente. Então, se você está acima do peso, seus joelhos estão realizando uma tarefa acima da sua capacidade.

As dores nos joelhos estão diretamente ligadas ao esforço que essa área tem de realizar. Segundo estudo publicado na conceituada revista Radiology, a redução de 5 a 10% no peso corporal pode diminuir em até 20% as dores em articulações como o joelho.

 

4 - Atenção à Sua Postura

A forma que você senta, caminha ou corre pode influenciar diretamente na saúde dos seus joelhos, tenha atenção à ela. Uma boa postura e passada ajudam a distribuir o peso e o impacto de forma mais uniforme através de todo o corpo.

 

5 - Nunca Esqueça de Alongar

Vai fazer ou já fez o seu exercício diário? Não esqueça do aquecimento e do alongamento. Seus músculos e articulações precisam de um preparo antes de passarem por grandes estresses.

Mas, aqui vale a mesma ressalva da dica número 1, procure um especialista, alongamentos e aquecimentos feitos na ordem errada ou na intensidade errada podem gerar graves lesões.

 

6 - Descanse

Descansar é tão importante quanto exercitar. Seu corpo precisa de repouso entre atividades, especialmente as que exigem mais trabalho e energia. Lembre-se que é durante o sono que o organismo se recupera e reforça todos os benefícios adquiridos ao longo do dia.

 

7 - Alimentação é Fundamental

A boa alimentação é fundamental para tudo em nosso organismo, não seria diferente com as dores nos joelhos, não é mesmo?

Primeiro, lembre-se da dica número 3, afinal o peso corporal é um fator de risco e esse aumento, em geral, acontece por meio de uma má alimentação. Mas, isso é só o começo. Uma alimentação balanceada, com os nutrientes ideais vai reforçar todo o seu sistema imunológico, o que fará com que as doenças tenham maior dificuldade para se instalarem. Além disso, vitaminas e minerais são responsáveis por garantir a saúde de nossos músculos, ossos e articulações, então capriche na dieta.

Dica Bônus: A Hidratação Perfeita

Se você seguir à risca todas essas dicas, com certeza terá mais saúde, não apenas nos seus joelhos como em todo o organismo. Porém, muito mais importante do que essas 7 dicas, é a hidratação. Sem beber a quantidade ideal de água seu corpo vai sofrer com a desidratação, que é, reconhecidamente, a causa da maioria das dores em nosso corpo.

Uma dica é beber copos de água durante todo o dia, saiba que seu corpo só sente sede quando já está em processo de desidratação, ou seja, a sensação de sede é o último pedido desesperado de seu corpo por água, não deixe chegar à esse estágio.

 

Sabia que nem toda é igual? CLIQUE AQUI e saiba a diferença entre elas

 

Se você gostou deste artigo, imagino que vá gostar desses dois abaixo também.

 

Por que devo beber Água Alcalina?

 

Como Fazer Água Alcalina

 

Artigos relacionados