7 Fatos Alarmantes Sobre a Natureza

No mês de outubro é comemorado o dia mundial da natureza. Uma data extremamente importante para nos fazer lembrar que cada ação nossa reflete diretamente na saúde do nosso Planeta. A Terra é como um organismo vivo onde cada ser tem sua vida delicadamente equilibrada com a dos demais. Pelo menos assim deveria ser, mas infelizmente não é.

Para alertar sobre a importância de nos conscientizarmos de nosso papel e, dessa forma, garantir um futuro melhor para nós, nossos filhos e toda os seres vivos presentes no planeta criamos esta lista de fatos alarmantes sobre a vida da nossa querida Terra.

 

Fato 1 - Em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar

Peixes são seres vivos, então se reproduzem. Mas, a capacidade humana de criar lixo é tão assustadoramente grande que até o ano de 2050 pode haver mais garrafas plásticas nos oceanos do que peixes.

Este dado foi divulgado em 2016 no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça. O levantamento aponta que a produção de embalagens plásticas está em franca ascensão enquanto a reciclagem ainda é uma ação pouco difundida e praticada. Além disso, grande parte deste material produzido anualmente é descartável, ou seja, utilizado apenas uma vez e logo jogado fora.

Não contribua com isso, diminua o seu consumo de plástico, principalmente os de uso único, substitua por embalagens reutilizáveis.

 

Fato 2 - A poluição do ar mata entre 6 e 7 milhões de pessoas por ano

Este é o alerta feito através de um relatório elaborado pela ONU baseado no estudo de mais de 250 cientistas de 70 países diferentes.

De acordo com a pesquisa, os produtos químicos estão contaminando gravemente as fontes de água potável, o que leva ao número alarmante de 1 a cada 4 mortes prematuras acontecerem por doenças relacionadas à esta poluição.

E pior, ainda de acordo com os estudos, nossas ações atuais poderão ser sentidas por muitas gerações no futuro.

 

Fato 3 - 63% das internações pediátricas no Brasil são por conta de água contaminada

Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil, chefiado pelo infectologista Artur Timerman, apontou que em média 6 a cada 10 internações de crianças em hospitais pelo SUS poderiam ser evitadas com um tratamento adequado da água consumida.

A contaminação ocorre, principalmente, por agente como fezes e urina (tanto animais quanto humanas), vírus ou bactérias. Os casos tendem a aumentar em épocas mais quentes do ano, como o verão.

 

Fato 4 - Existe uma ilha inteiramente feita de lixo (E ela tem o dobro do tamanho da França)

O Grande Depósito de Lixo do Pacífico é como é conhecida uma “ilha artificial” feita completamente de lixo mal descartado. Localizada no Oceano Pacífico, a “ilha” é considerada uma das maiores catástrofes ambientais criadas pela humanidade.

Ela tem 1,6 milhão de km quadrados, 80 mil toneladas de lixo plástico, uma área com cerca de duas vezes o tamanho da França.

No local você pode encontrar embalagens plásticas que variam de 5 milímetros de tamanho a 2 toneladas de massa.

Ela foi formada por descartes de lixo realizados em diversos países e se acumula nesse ponto específico graças às correntes marítimas do mar do Pacífico.

 

Fato 5 - 1 em cada 4 cidades brasileiras está contaminada com pesticidas e agrotóxicos.

Um coquetel de venenos, é isso que 1 cidade em cada 4 no país está bebendo junto com a água fornecida. Este é o apontamento feito pelo Ministério da Saúde com base em análises feitas entre os anos de 2014 e 2017

As empresas de abastecimento de água são obrigadas a realizar testes para detectar 27 venenos, pesticidas e agrotóxicos na água e em 1396 cidades foram detectadas a presença de TODOS eles. Desses 16 são classificados pela Anvisa como altamente tóxicos e 11 estão ligados à doenças crônicas como malformação de fetos, disfunção hormonal, problemas de reprodução e câncer.

 

Clique aqui e saiba o nível de contaminação da água da sua cidade

 

Fato 6 - Você pode estar comendo plástico e nem sabia disso.

Semanalmente você pode estar ingerindo até 5 gramas de plástico? o que quer dizer que por ano um ser humano pode acabar comendo quase 300 gramas desse material.

Isso acontece, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Newcastle, por conta da poluição por moléculas de plástico nas nossas fontes de comida e água, principalmente no setor de maricultura e nos processos de água potável.

Por mais assustador que possa parecer, a solução pode começar por cada um de nós, primeiro evitando utilizar embalagens plásticas que, em geral, acabam sendo descartadas na natureza.

Depois, cuidando da água que você bebe, mesmo ela chegando potável na sua torneira, precisa de um tratamento a mais para eliminar todas as impurezas que ela contém. E claro, evite ao máximo águas engarrafadas, além de diminuir a poluição você evita os problemas que o mau armazenamento dessas embalagens pode te trazer.

 

Fato 7 - Metade da população brasileira não se preocupa com o desperdício

Pesquisa realizada pela organização WWF mostra que 1 a cada 2 pessoas não liga se há ou não desperdício em casa, mesmo que 70% dessas pessoas afirmem que a principal causa do desabastecimento e da falta de recursos é do desperdício.

Dessa forma, precisamos realmente de uma conscientização urgente. Não podemos imaginar que o problema não nos atingirá. Somos todos responsáveis pela manutenção de nosso planeta e dos recursos que ele nos disponibiliza.

 

Artigos relacionados