O que são Ionizadores de Piscina?

 

Os ionizadores são equipamentos para o tratamento de água da piscina de forma automática que substituem, quase que inteiramente, a necessidade do uso do cloro para a higienização. Eles são eficientes em acabar com bactérias, fungos, vírus e algas de forma muito mais segura e saudável por reduzirem ao máximo a necessidade do cloro, elemento químico muito nocivo para o ser humano.

 

Só quem possui piscina em casa sabe os transtornos e a pouca praticidade que é ter de higienizá-la manualmente todos os dias com o uso do cloro. Imagine acordar pela manhã e não ter de preocupar-se com jogar cloro na piscina, parece impossível mas não é, basta utilizar um ionizador de piscinas.

 

Esse equipamento é fantástico, pois ele de forma automática cuida de toda a desinfecção da sua piscina, mantendo a água pura, cristalina, sem cheiro ou gosto. Na teoria é como ter uma equipe 24 horas disponível para fazer este serviço para você, na prática é um equipamento de fácil instalação, baixo consumo e alta eficiência.

 

Como funciona um ionizador de piscinas?

O Ionizador de piscina é um equipamento automático para tratamento da água que emite uma quantidade precisa de íons de cobre na água. Esses íons são os responsáveis por eliminar bactérias, fungos, vírus e algas, além de criar uma barreira de proteção para que esses males tenham muito mais dificuldade de proliferar em sua piscina, mesmo com o equipamento desligado por algumas horas. Dessa forma você mantém a água da sua piscina livre dos agentes causadores de doenças, sem utilizar elementos químicos que também são causa de diversos males para a saúde.

Esta é a mesma tecnologia desenvolvida pela Agência Espacial Norte Americana, NASA, para tratar a água dos astronautas nos primórdios do programa Apollo, responsável por levar o homem à lua. Com o avanço do processo de fabricação, a ionização já se tornou uma das formas de tratamento de água mais populares na Europa, Ásia e América do Norte. 

 

Quais as vantagens do ionizador de piscina?

São diversas vantagens, mas podemos resumi-las em duas palavras: Praticidade e Segurança.

Praticidade pois é um sistema automático, instalou, ligou e pronto, sua piscina já vai estar sendo higienizada, reduzindo em até 90% a necessidade de trabalhos manuais. É muito menos tempo cuidando da sua piscina e muito mais tempo aproveitando ela.

E o Ionizador é muito mais seguro por eliminar, quase que completamente, a necessidade do uso do cloro, que é um pesticida altamente perigoso para a saúde. Com os ionizadores você se diverte em uma piscina pura, cristalina, sem cheiro ou gosto de cloro. Ou seja, é mais segurança, saúde e beleza para sua pele, seus cabelos e seu organismo em geral. Afinal, quem nunca saiu com o corpo cheio de cloro depois de um banho de piscina, não é mesmo?

 

A economia de se usar um ionizador de piscinas

Você já parou para pensar no quanto gasta diariamente, mensalmente e anualmente com elementos químicos para tratar sua piscina? Além de serem perigosos, esses produtos como o cloro não são baratos e precisam ser utilizados diariamente, o que gera um custo alto a médio e longo prazo.

Os ionizadores são elaborados para um baixíssimo consumo de energia elétrica, o que garante que mesmo que fique ligado boa parte do dia, o impacto na conta ao fim do mês é irrisório.

Além disso, o ionizador de piscinas tem um custo de manutenção baixo e, ao mesmo tempo, uma capacidade de tratamento bastante alta. Utilizando de forma correta, um ionizador pode durar anos.

 

Ionizador de piscinas é o mesmo que ozonizador?

Não! São tratamentos completamentes diferentes e com resultados muito particulares. Enquanto o ionizador trabalha com a ionização por partículas de cobre a ozonização é o processo que utiliza um gerador de ozônio para realizar o processo.

Então qual é o mais indicado? A resposta é o ionizador, vejamos o porquê:

 

  • Automatização: Em geral os ozonizadores não possuem timers inteligentes, você precisa ligar e desligar o equipamento sem programação.
  • Segurança: Embora seja muito mais seguro para nossa saúde do que o cloro, o processo de ozonização ainda pode causar irritação na pele e outros inconvenientes.
  • Eficiência: A ozonização não tem a mesma eficácia no tratamento da água, os ionizadores são mais poderosos para realizar a tarefa de purificar a água da piscina.

 

Mas, a principal diferença está relacionada à proteção pós-uso dos equipamentos. Enquanto o ionizador mantém a piscina livre dos agentes maliciosos através dos íons que ficam na água o ozonizador só mantém a sua piscina limpa enquanto estiver ligado, a partir do momento que ele está desligado sua piscina passa a poder sofrer com todos os males que já listamos acima.

 

Dessa forma podemos chegar à conclusão de que o ionizador de piscinas é hoje a forma mais eficiente, moderna, prática e poderosa de se fazer tratamento de água para piscinas. Faça as contas, leia mais sobre o cloro e chegue à essa mesma conclusão. Você tem piscina? Então precisa urgente de um ionizador.

 

Artigos relacionados