Bem vindo ao nosso

Blog

Inscreva-se e receba nossos conteúdos!

Hábito de Prevenção: Outubro Rosa

01/10/2018
Hábito de Prevenção: Outubro Rosa

O câncer de mama é a segunda forma mais comum da doença em mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 28% do total de novos diagnósticos são nas mamas.

Por esse motivo, em meados da década de 90, surge a campanha do Outubro Rosa como forma de estimular a conscientização das mulheres para a importância da prevenção, já que quanto mais cedo há o diagnóstico maiores são as chances de cura. Celebrado todos os anos, o período é marcado por eventos e campanhas voltados, principalmente, ao exame preventivo e o auto-exame da mama.

 

PREVENÇÃO EM CASA

O autoexame da mama é a forma mais simples de prevenir e/ou diagnosticar um possível câncer de mama precocemente. Toda mulher com mais de 20 anos, se tiver casos de câncer na família, ou com mais de 40, mesmo não tendo casos na família, precisa fazer o toque mensalmente, em geral três dias após a menstruação.

 

VISITE O MÉDICO REGULARMENTE

Visitar um médico regularmente é necessário em todas as idades. Porém, a partir dos 40 anos você precisa realizar, anualmente, o exame da mamografia. Uma radiografia realizada nas mamas que detecta sinais de tumores, benignos ou malignos.

Se você tiver casos na família, especialmente entre parentes de primeiro grau como mãe e irmãs, o ideal é começar essa prevenção ainda mais cedo. Uma dica de especialistas é que comece a realizar a mamografia com 10 anos a menos do que a pessoa que teve câncer. Exemplo: Se sua mãe teve câncer aos 40 anos, o ideal é que você comece a realizar o teste aos 30 anos. Se foi aos 45, você deveria começar aos 35. Mas, aqui cabe um aviso, é recomendado que, mesmo que haja casos de câncer entre pessoas jovens na família, a mamografia seja realizada apenas em maiores de 25 anos, pois as mamas, antes dessa idade, são mais suscetíveis à radiação.

 

TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

A visita regular a um médico é sim importante, mas você precisa fazer sua parte. Existem diversas atitudes que podem te ajudar a prevenir não só o câncer como, também, outras doenças que vão desde um simples resfriado ao alzheimer.

  • Tenha uma dieta equilibrada: A comida é nosso combustível, é ela que nos dá energia para trabalhar, estudar, nos divertir, enfim, para viver. Assim como um veículo que recebe uma gasolina de baixa qualidade, seu organismo para de funcionar normalmente se o alimento que consome é negativo, ou seja, tem poucas vitaminas, minerais, é industrializado ou processado demais. Procure sempre alimentos naturais e evite enlatados, processados e embutidos.

  • Faça exercícios: Os exercícios são a melhor forma de manter seu corpo em constante trabalho de saúde. Um corpo parado é vetor de doenças e problemas cardíacos, obesidade, mau funcionamento de órgãos, etc. Uma vida ativa é uma vida saudável.

  • Se hidrate: Uma hidratação de qualidade é a chave para a prevenção e a saúde. Mas, lembre-se que nem toda água é ideal para você. Busque sempre uma água alcalina, com poder alcalinizante, antioxidante, pura, mais hidratante, ionizada, enfim, perfeita. Clique aqui e saiba TUDO sobre a água perfeita para sua saúde.

CUIDE-SE

Valorize sua saúde, sua vida, tenha hábitos saudáveis, cuide da sua alimentação, faça exercícios regularmente, mantenha os exames em dia e tenha uma hidratação de qualidade. Garanta, dessa forma, uma longevidade mais saudável e feliz ao lado das pessoas que você ama.

 

Artigos relacionados