PRAL

Instituto VP de Pesquisa
2014

PRAL

Avaliação do potencial alcalinizante de água mineral e da rede após filtragem em elementos ionizantes filtrantes Acqualive ARW Nanno

Resumo 

Introdução: O pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35-7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos. O poder alcalinizante ou acidificante de um alimento é determinado a partir do conteúdo de sulfato, cloreto, fósforo, potássio, magnésio, sódio e cálcio, e pode ser calculado através do PRAL.

Objetivo: Avaliar a composição química e cálculo do PRAL de amostras de água após passar por processo de purificação e ionização em elementos filtrantes Acqualive ARW Nanno.

Métodos: Em dois filtros, foi colocada água comum de torneira pré-tratada, e, em outros dois, água mineral engarrafada comercialmente disponível no estado de São Paulo. Foi levantado da internet um total de 300 águas minerais comercialmente disponíveis no Brasil para comparação. O PRAL foi calculado para todas as amostras coletadas e águas minerais incluídas através da fórmula de Remer & Manz, adaptada para águas minerais. Os valores foram expressos em média ± desvio padrão. O teste t pareado bicaudal foi utilizado para comparação da composição das águas e p<0,05 foi considerado como valor de corte.

Resultados: Houve um aumento estatisticamente significante (IC 95%: -54,00 – -39,16; p<0,0001) no conteúdo de magnésio após o processo de filtragem independente da origem da água. Juntamente com o aumento significante do pH (IC 95%: -2,702 – -2,548; p<0,0001), observou-se uma redução estatisticamente significante do valor de PRAL (IC 95%: 1,418 – 2,081; p<0,0001), evidenciando que o processo foi capaz de tornar a água mais alcalinizante. O valor médio do PRAL encontrado para as águas comercialmente disponíveis em território brasileiro foi -0,66 mEq/ L; similar à média encontrada nas amostras de água antes da filtragem. Apenas 10,1% das águas minerais analisadas tem PRAL inferior a -1,9, valor encontrado nas amostras após o processo de filtragem.

Conclusão: Após processo de filtragem em elementos ionizantes Acqualive ARW Nanno, ocorreu um aumento significante no conteúdo de magnésio, pH e redução do PRAL, podendo promover efeitos benéficos, como manutenção da saúde óssea, preservação de massa magra e redução do risco de doenças como hipertensão, enxaqueca e doença de Alzheimer.

Confira abaixo, estudo completo:

Clique aqui para baixar

Artigos relacionados