Bem vindo ao nosso

Blog

Inscreva-se e receba nossos conteúdos!

Água Ionizada: A Química Em Favor da Saúde

15/09/2018
Água Ionizada: A Química Em Favor da Saúde

Lembra, na época da escola, aquelas aulas de química que, muitas vezes, pensamos que não usaríamos na nossa vida? Pois então, muitos dos conteúdos que aprendemos, ou tentamos aprender, naquele tempo são extremamente úteis e importantes para nossa saúde e qualidade de vida, sabia? Por exemplo, você lembra sobre íons, ionização e água ionizada? Sabia que isso pode ser a diferença entre um corpo saudável e um debilitado? Hoje, veremos, de forma simples, todos esses conceitos químicos e como eles podem mudar sua vida para melhor.

 

Átomos, Moléculas e Íons 

Para começarmos a explicar os benefícios da água ionizada, precisamos nos familiarizar com esses conceitos. Vamos à uma breve explicação.

  • Átomos:  Eles são uma das menores partes do nosso corpo e de toda a matéria, seja ela orgânica ou não. Pense neles como tijolinhos numa casa, eles são a base de formação de tudo que nós vemos, tocamos, sentimos, mas, mesmo assim, não são a menor parte da matéria. Eles são formados por um núcleo com carga elétrica positiva e são envoltos por uma nuvem de elétrons com carga negativa.
  • Elétrons: Parte da formação de um átomo, eles que constituem a ‘nuvem’ que circula o núcleo, a chamada eletrosfera, possuem uma carga elétrica negativa.
  • Prótons: É o oposto do Elétron. Compõe a massa do átomo, mas tem carga positiva.
  • Moléculas: São grupos de átomos unidos. Assim como vários tijolos unidos formam uma parede, vários átomos formam uma molécula. E essas moléculas que unidas formam as mais diversas substâncias existentes.
  • Íons: Os átomos são compostos por, além de outras partículas, os elétrons e a perda, ou ganho, de um elétron faz com que o átomo seja carregado eletricamente, então íons nada mais são do que esses átomos carregados por esse processo.

 

Ionização

Agora que você já está familiarizado com os termos podemos entender melhor o conceito de ionização e como ela é excelente para a saúde. Para realizar uma ionização é necessário que uma substância entre em contato com a água, dessa forma ocorre uma reação e é formado o íon.

Como vimos anteriormente, o átomo é, por natureza, eletricamente neutro, já que possui a mesma quantidade de partículas positivas, os prótons, e de partículas negativas, os elétrons. À medida que ocorre a reação química ele pode perder elétrons ou prótons. Quando a perda é de carga negativa (elétrons), ou quando recebe uma carga positiva (prótons), ele torna-se carregado positivamente, o que chamamos de cátion. Da mesma forma, se ele recebe mais elétrons ou perder prótons, passa a ter uma carga negativa, o que chamamos de ânion.

 

 

Ionização, Alcalinização e a Água

A água, como é sabido, é formada por moléculas de H2O, ou seja, duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio. Como parte da ionização existe a quebra dessas moléculas, elas são separadas em dois tipos de íons, as hidroxilas, representadas pelo radical OH-, que são alcalinas e os íons de hidrogênio, representados pelo radical H+, que são ácidos.

O equilíbrio químico se dá através da troca de íons de uma substância, vamos exemplificar: Imagine que a água está em um copo e ela está perfeitamente dividida, enquanto os OH- estão na parte de cima, os H+ estão na parte de baixo. Caso um íon de cima passe para baixo o equilíbrio químico tende a enviar um íon de baixo para cima, de forma que eles mantenham-se balanceados. Com a inserção de minerais que possuem mais íons OH- esses passam a desequilibrar a balança, fazendo com que a água passe a ter muito mais íons alcalinos, alcalinizando-a assim.

 

 

Poder Antioxidante

À medida que envelhecemos nosso corpo passa a produzir mais moléculas instáveis que são chamadas de radicais livres. Esses radicais agem nas células fazendo que com elas tenham um aspecto de velha, desse processo que surge o termo oxidação das células, é como se enferrujássemos com o passar do tempo. Este cenário é propício para o surgimento de diversas doenças degenerativas como alzheimer, parkinson, avc, infarto e, até mesmo, câncer.

Para combater isso são necessários os antioxidantes, ou seja, agentes que reduzem a oxidação do organismo. Estes agentes são moléculas com carga elétrica oposta aos radicais livres, eles se unem aos radicais tornando-os inofensivos.

Mas, como sabemos se a água é antioxidante? Através do ORP. o ORP é uma sigla, em inglês, que significa poder de oxirredução, esse poder é que nos diz o potencial de antioxidação que a água possua. Para que seja perfeita ela precisa ter um ORP reduzido. E, através do processo de ionização por minerais, a água tem como benefício adicional a redução do ORP.

 

 

Mais Vantagens da Água Ionizada

A água ionizada traz inúmeros benefícios para a saúde de quem consome, começando pelo mais conhecido deles, a alcalinização. 

  • Alcalinização: A água alcalina é tida como uma das ferramentas mais importantes para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, auxilia nos processos fisiológicos e ajuda a prevenir que doenças se proliferem já que estas se desenvolvem, preferencialmente, em meio ácido. Quer saber tudo sobre a água alcalina? Clique aqui e fique por dentro desse poderosa aliada para sua vida.
  • Mineralização: Outro grande benefício é a quantidade de minerais que são adicionados à água. Minerais essenciais à vida e ao bom funcionamento do organismo como cálcio, potássio e magnésio. Por falar em magnésio, o processo de ionização por minerais é tão completo que a água que passa por este procedimento também é conhecida como água magnesiana.
  • Hidratação: A água ionizada é mais leve, pois através de processos químicos os agrupamentos de moléculas de H2O são quebrados e reunificados em grupos de, apenas, 6 moléculas. Isso faz com que a água possa hidratar mais, já que ela alcança capilares que antes não alcançava.

 

 

Ionize sua Água em Casa

Com todas essas informações em mãos, você pode estar imaginando que o processo de ionização é muito complexo e, provavelmente, precisa de maquinários pesados que são impossíveis de o consumidor final ter acesso. Mas, na verdade, o processo se dá através de filtros que você pode ter facilmente em casa.

Os purificadores Habitah são compactos, bonitos e, principalmente, poderosos no trato da água, ionizando, alcalinizando, purificando, enfim, tornado-a perfeita para o consumo.

Veja abaixo uma lista de purificadores que separamos exclusivamente para você.

Artigos relacionados