Pular para o conteúdo

Atendimento

Televendas: (11) 2050-2570

7 Dicas para substituir o cloro na sua vida

15 Dec 2023

O cloro é um elemento químico que apresenta alto poder de desinfecção. Devido a essa capacidade desinfetante, o cloro é usado no tratamento da água que chega até a nossa casa. Compostos à base de cloro também são utilizados em alvejantes e na produção de medicamentos e resinas, por exemplo. Além disso, o cloro também é aplicado como clareador na produção de papel e está presente ainda no processo de elaboração de pesticidas e plásticos, entre outros.


Curiosidade: Você sabia que o cloro foi utilizado como arma química durante a Primeira Guerra Mundial? Por ser um composto com poder sufocante, as primeiras armas químicas possuíam cloro em sua composição.


O cloro pode ser tóxico


Embora seja muito utilizado em produtos que usamos em nosso cotidiano e para tratar a água que consumimos, o cloro é um elemento químico e a exposição frequente ou em altas quantidades desse composto pode ocasionar uma série de problemas de saúde. Irritação na pele e nos olhos, vômito e diarreia são alguns sintomas de contaminação pelo uso de cloro.


Na água considerada potável, a concentração desse elemento costuma ser baixa, por isso não são tão difundidos os males que este composto pode causar. No entanto, a água clorada está associada ao aumento do risco de câncer, acometendo principalmente cólon, reto e bexiga.


Dados os riscos que o uso ou consumo excessivo de cloro podem trazer para o nosso organismo, é importante adotar medidas que possam minimizar os impactos causados por ele, como veremos a seguir.


Substituindo e eliminando o cloro no uso diário

É possível reduzir o uso de alvejantes fazendo algumas substituições por outros produtos no momento da limpeza, sem colocar em risco a nossa saúde. Aqui vão algumas dicas:


Dica 1: Para limpar superfícies de vidro, plástico, metal, entre outras, o álcool isopropílico é bastante eficaz, e serve para substituir o uso de alvejantes.


Dica 2: O peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, é seguro no uso para limpeza de superfícies e até mesmo para higienização de alguns produtos alimentícios;


Dica 3: Água morna e sabão neutro é uma combinação coringa que serve para limpeza de diversos ambientes sem oferecer riscos à saúde.


Embora a água que chega até nossa casa seja tratada, é necessário lembrar que essa água nem sempre é apropriada para beber. Isso porque, além dos elementos químicos utilizados durante esse processo de tratamento, essa água passa ainda por vários canos e tubulações cuja as condições desconhecemos. Por isso, apontaremos agora mais algumas dicas para evitar o consumo de cloro:


Dica 4: O cloro é injetado na água em forma de gás liquefeito e por isso ele pode evaporar com o passar do tempo. Dessa forma, a água da torneira, parada por cerca de três dias, pode eliminar praticamente todo cloro da água.


Dica 5: Ferver a água antes de consumi-la é outra alternativa para remover o cloro da água. Isso é possível porque a temperatura alta faz com que o cloro evapore mais rapidamente.


Dica 6: Com o uso de decloradores, conhecidos como removedores de cloro, é possível tratar e eliminar o cloro da água. 


A desvantagem dessas três últimas dicas é que mesmo deixando a água descansar, a fervendo ou utilizando um declorador, não é possível deixá-la totalmente livre de contaminantes. Isso porque, metais pesados como o chumbo e o cobre, por exemplo, são mais difíceis de serem eliminados. Daí vem a indicação para o uso de filtros ou purificadores de água.


Dica 7: Os filtros fazem, como o próprio nome indica, uma filtragem da água, eliminando partículas de impurezas. No entanto, fazem isso de forma mais básica. Já os purificadores têm como objetivo deixar a água ainda mais pura para consumo, através de uma filtragem profunda. Dessa forma, o uso de um purificador de água é altamente indicado por especialistas.


Como escolher o purificador ideal:

Ao optar pelo uso de um purificador de água, você precisa estar atento a alguns aspectos, como saber, por exemplo, se o modelo é adequado para a demanda do seu ambiente, seja em casa ou no trabalho. Alguns modelos oferecem a opção de serem instalados direto em torneiras, outros são usados em filtros para bancada ou ainda há a opção de instalar um purificador em bebedouros. 


Outra informação imprescindível é saber se o produto em questão foi aprovado pelos órgãos competentes. Essa certificação começou a ser exigida em 2011 com o objetivo de garantir que esses purificadores sejam eficientes na eliminação de cloro, por exemplo. Por isso, opte por produtos que tenham o selo de máxima eficiência do INMETRO.


Não sabe qual opção de purificador comprar? Nós possuímos diversas opções para cada necessidade, todos altamente certificados pelo  INMETRO!


Além de eliminar o cloro da água, os purificadores Acqualive te oferecem a água perfeita: pura, alcalina, rica em magnésio e antioxidante, altamente hidratante, com poder alcalinizante. É a água mais pura que você vai encontrar!


Os purificadores Acqualive ofertam uma água livre de contaminantes, como bactérias, vírus, metais pesados, cloro e outros compostos nocivos. Além disso, nossa água é rica em magnésio, um mineral importantíssimo para a saúde do organismo. Por também ser rica em antioxidantes, essa água combate os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, por ter o pH acima de 8, a água alcalina ionizada com PRAL negativo é ideal para auxiliar a manutenção da saúde de nosso organismo. A água dos purificadores Acqualive é ainda mais hidratante porque sua tensão superficial é menor, o que possibilita que ela alcance lugares onde as águas comuns não chegam.


Além disso, temos à sua disposição filtros para chuveiros e duchas. Eles servem para deixar a água do seu banho limpa de verdade, eliminando o cloro que pode causar irritação na pele e ressecamento nos cabelos.


Na Acqualive utilizamos uma técnica única e exclusiva para transformar a água comum em uma super água. Para isso investimos muito em tecnologias internacionais e pesquisas científicas, e nos tornamos pioneiros quando o assunto é água de qualidade. 


Quer sua água livre de cloro? Adquira agora mesmo um Smart Filter purificador de água Acqualive. Tecnologia e saúde de mãos dadas!

Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Seu e-mail foi registrado

Compre o visual

Selecione as opções

Editar opções
Back In Stock Notification
this is just a warning
Fazer login
Carrinho
0 Itens